CARTA DE PEDIDO DE APOIO AO CICLISTA URBANO
PARA O GOVERNO DA SUA CIDADE

 

Este é um modelo de Carta de Apoio ao De Bike ao Trabalho 2013 que você pode adaptar de acordo com a realidade de sua cidade e apresentar ao prefeito da sua cidade solicitando a adesão ao De Bike ao Trabalho e à promoção da bicicleta como meio de transporte.

O dia De Bike ao Trabalho é sempre na segunda sexta-feira do mês de maio. Em 2013 cairá no dia 10 de maio. Em Maio se comemora em todo o mundo o Mês De Bike ao Trabalho.

Vale lembrar que a adesão a este tipo de iniciativa muitas vezes ocorre quando cidadãos como nós reivindicamos o apoio dos governantes.

Se quiser ver a carta completa em PDF, Clique AQUI

—————————————-

São Paulo, [XX] de [XXXX] de 2013.

Ao(À)

[completar nome do Governo destinatário]

Via email

Att.: Srs.

[completar nome(s) do(s) responsável(éis) organização/empresa/Governo destinatário]

Ref.:   Carta de Apoio ao De Bike ao Trabalho 2013

Prezados Senhores,

Atualmente, a mobilidade urbana está na agenda dos governantes dos grandes centros urbanos e, pelo nível do problema, até em pequenas cidades. O ir e vir das pessoas nas cidades brasileiras é caracterizado pelo excesso de veículos nas ruas, o ocupação desproporcional do transporte individual motorizado sobre o coletivo nos espaços públicos, a falta de espaço para meios não motores, exclusão social e violência e desrespeito entre os agentes do trânsito. O histórico brasileiro de medidas e políticas de incentivo ao uso do transporte individual motorizado em detrimento de investimento em coletivos e não motores gerou índices que chegam a apontar um veículo para cada dois habitantes.

Diante desse cenário, pessoas têm se interessado cada dia mais por meios de transporte sustentáveis, minimizando os efeitos causados pelos congestionamentos e buscando uma vida mais saudável. A bicicleta é um desses veículos e os cidadãos brasileiros têm percebido isso.

Os governos, sejam no Legislativo ou no Executivo, podem agir para melhorarem a circulação das pessoas na cidade. Para tal, políticas de incentivo ao uso da bicicleta são benquistas pelas populações, se feitas com participação popular, desde o planejamento até a execução dos projetos.

Para refletir o quão preparada para receber ciclistas a cidade está, é interessante se ter diagnósticos sobre a mobilidade urbana na cidade que contemplem, por exemplo, o número de viagens feitas por bicicleta. Outro aspecto fundamental para se criar uma cultura que valorize o uso da bicicleta é a inserção dessa temática no orçamento municipal para, de fato, ter como materializar os projetos.

Para fomentar o uso da bicicleta como veículo urbano e viável para se fazer ações cotidianas como ir trabalhar, ciclistas do Brasil se uniram para criar a campanha dia “De Bike ao Trabalho”. Essa ação foi inspirada no Bike to Work Day, criado em 1956, nos Estados Unidos, pela organização League of American Bicyclists.

Embora não haja um dia específico, o mês de maio é, internacionalmente, reconhecido para se fazer as ações do dia De Bike ao Trabalho. No Brasil, ciclistas escolheram o dia 10 de maio para realizarem as ações, mas nada impede que antes e depois sejam incentivadas atitudes de fomento ao uso da bicicleta para o trabalho.

Dessa maneira, convidamos o município a aderir ao De Bike ao Trabalho, uma campanha que está em todo o Brasil, para tornar o governo de nossa cidade um parceiro na realização das ações que aqui acontecerão. Para saber mais, basta acessar: debikeaotrabalho/comoaderir

 

Atenciosamente,

[completar nome]