CARTA DE PEDIDO DE APOIO AO CICLISTA URBANO
PARA A EMPRESA ONDE VOCÊ TRABALHA

Este é um modelo de carta que serve para você enviar ao departamento de RH ou à diretoria da empresa, ou organização, onde você trabalha para mostrar os benefícios de se promover o uso da bicicleta ao trabalho e que práticas ela pode tomar para fazer isso. A carta é aberta e completamente adaptável ao seu contexto. Fique a vontade para copiá-la, replicá-la e sugerir melhorias. Boa sorte! 0=D

Se quiser ver a carta completa em PDF, Clique AQUI

—————————————-

Assunto do e-mail: Carta de pedido de apoio ao ciclista urbano

São Paulo, [XX] de [XXXX] de 2013.

Ao(À)
[completar nome da empresa/organização]
Via email

Att.: Srs.
[completar nome(s) do(s) responsável(éis) da empresa/organização]


Ref.:
Carta de pedido de apoio ao ciclista urbano

Prezados Senhores e Senhoras,

Maio é considerado o mês mundial de ir De Bike ao Trabalho. É um período em que empresas, organizações e governos se mobilizam para melhorar nossas cidades por meio do incentivo ao uso da bicicleta. O uso da bicicleta, como meio de transporte, tem sido discutido mundialmente não só como uma das soluções para uma cidade sustentável, mas também como elemento fundamental para a motivação, saúde e qualidade de vida dos funcionários que a utilizam. Portanto, venho por meio desta carta solicitar que a/o [completar com nome da empresa/organização] apoie esta iniciativa e promova o uso da bicicleta a seus funcionários.

A seguir disponibilizo algumas motivações para isso e o que é possível fazer para que esta empresa seja uma empresa amiga do ciclista.

Por que promover o uso da bicicleta:

  • É uma tendência: Basta acompanhar os principais veículos de mídia e as redes sociais para notar o quanto o uso da bicicleta vem sendo debatido e inserido na agenda daqueles que pensam e planejam os rumos de nossa cidade;

  • É eficiente: as empresas/organizações perdem muita produtividade por conta dos altos índices de congestionamento nas cidades. Promovendo o uso da bicicleta, seu funcionário perde menos tempo no trânsito e chega mais disposto ao trabalho;

  • É saudável: o funcionário deixa o sedentarismo de lado, fica mais alerta e animado porque não se estressa com o trânsito e ainda produz endorfirna, o hormônio do bem-estar;

  • É sustentável: pedalar não polui, reduz os congestionamentos e economiza dinheiro;

  • Evita riscos de acidente com seus funcionários: pode ser que alguns funcionários já venham de bicicleta ao trabalho e a empresa/organização nem saiba. Promovendo o uso seguro da bicicleta e dando a estrutura necessária, o ciclista saberá se prevenir melhor de acidentes e sua empresa/organização antecipará qualquer potencial dano que um funcionário possa sofrer.

Alguns fatos que mostram a necessidade de promovermos o quanto antes uma mobilidade mais sustentável:

Nesse cenário, a bicicleta desponta não só como parte da solução para a mobilidade das grandes cidades, mas também para a sua humanização.

Para fazer parte dessa solução, apresento algumas sugestões para que os ciclistas urbanos sejam bem recepcionados nesta empresa/organização, e fico à disposição para auxiliar e apoiar no que for preciso:

  1. Instalar bicicletário: um dos principais desafios do ciclista é ter onde estacionar sua bicicleta. Muitas vezes é comum vermos bicicletas presas em postes ou grades na calçada, pois é a única alternativa que os ciclistas têm. Isso acaba aumentando a chance da bicicleta ser furtada, mesmo com um cadeado reforçado, causa danos à bicicleta com o tempo por causa da exposição a chuvas, sol e outros efeitos externos, além de poder atrapalhar o (pouco) espaço que o pedestre tem para caminhar nas calçadas. Por isso, a construção de um bicicletário, em local acessível (com poucas rampas), sinalizado e coberto é um ótimo incentivo para os funcionários virem de bicicleta. Em apenas uma vaga de carro cabe um bicicletário para 12 bicicletas. Se não der para construir um bicicletário no curto prazo, comece reservando um espaço, seja em um depósito, ou uma sala, ou em um canto da garagem para deixar a bicicleta.

  2. Disponibilizar vestiário e chuveiro: instalar um vestiário com chuveiro faz com que os funcionários se sintam mais motivados a ir ao trabalho de bicicleta porque poderão tomar um banho e/ou se trocar antes de começar a trabalhar. Se não for possível, uma alternativa é buscar uma parceria com uma academia próxima ou mesmo começar com um banheiro apropriado para as pessoas se trocarem. Sugiro também fornecer armários para que os funcionários não precisem trazer a roupa de trabalho todos os dias.

  3. Estimular a pedalada segura: ao contrário do carro, o ciclista não tira uma carteira de habilitação e por isso muitas vezes não sabe quais são seus direitos e deveres, ou mesmo como praticar a “direção” defensiva. É importante antecipar a pedalada segura no trânsito e orientar os funcionários da melhor forma possível. Isso ajudará muito na prevenção de acidentes, além de incentivar o convívio e a cidadania. Aqui estão algumas dicas para isso: debikeaotrabalho.org/dicas

  4. Criar incentivos: após essas iniciativas, vários incentivos podem ser dado aos funcionários para estimular o uso da bicicleta. Podem ser feitas oficinas educativas e motivacionais com os funcionários, organize um dia “De Bike ao Trabalho”, dê benefícios para quem for de bicicleta (como um convênio com uma loja de bicicleta próxima) e promova encontros entre os funcionários para fomentar o trabalho em equipe.

Para ver um manual completo do que sua empresa pode fazer para promover a bicicleta ao trabalho, acesse: bit.ly/manualbiketrabalho

Acredito que uma sociedade com mais harmonia e respeito aos direitos das pessoas depende de todos nós e a mudança para uma cidade melhor começa com atitudes como estas. Espero poder contar com a colaboração e ajuda de V. Sas.

Atenciosamente,

[completar nome]